segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Oficina de roteiro para cinema

Biblioteca de São Paulo oferece
oficina de roteiro para cinema



Aulas gratuitas estimulam participantes a criarem situações para curta-metragem.
Os textos produzidos terão leitura dramática feita por atores.




A Biblioteca de São Paulo, espaço cultural do Governo de São Paulo administrado em parceria com a Poiesis - Organização Social de Cultura, promove a Oficina de roteiro cinematográfico nas terças-feiras 10, 17, 24 e 31 de agosto, às 19h. Adriana Brunstein é a responsável pelas atividades, que tem como objetivo fazer com que os alunos desenvolvam um roteiro de curta-metragem a partir de histórias próprias.



Dividida em duas partes, a oficina trabalhará primeiro com exercícios que garantam a fluidez de pensamento, estimulando a criatividade sem se apegar a amarras estéticas ou regras pré-estabelecidas. Com a história pronta, os alunos partirão para a segunda etapa, que é a visualização do filme. Desta vez, serão apresentadas as técnicas de roteiro - storyline, sinopse, escaleta e roteiro pronto – para permitir o conhecimento acerca de cortes de cena e opções de filmagem, entre outras atividades ligadas a concepção cinematográfica. Os roteiros escritos ganharão leitura dramática feita por atores. Análises de filmes clássicos e modernos, assim como indicações de leituras e utilização de programas específicos de confecção de roteiros no formato master scenes completam a programação do evento.



Escritora e roteirista, Adriana Brunstein é a dramaturga responsável pela peça Flores de Asfalto, encenada em 2008, durante o festival Satyrianas, e por roteiros de curtas-metragens como Olhos de Fuligem, apresentado no 13º Cultura Inglesa Festival. No mesmo ano, ganhou o prêmio HQMix de melhor roteirista nacional com o álbum Prontuário 666 – Os anos de cárcere de Zé do Caixão. Adriana também colaborou no roteiro de Encarnação do Demônio, filme de José Mojica Marins.



As edições do evento são gratuitas. Vale lembrar que a entrada na BSP é feita mediante apresentação das carteirinhas de visitante ou usuário, que podem ser solicitadas na recepção.



Serviço

Inscrições na recepção da Biblioteca de São Paulo a partir de 31 de julho. Podem ser feitas inclusive no dia 10, antes do início do curso.

Oficina de roteiro cinematográfico
Dias 10, 17, 24 e 31 de agosto, às 19h

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana – São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2089-0800

Site: www.bibliotecadesaopaulo.org.br
Blog: www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com
Twitter: www.twitter.com/spbiblioteca

15 comentários:

Klaus disse...

E eu vou fazer minha inscrição hoje!
Foi tão bom te ver... quero replay, urgente!

Beijo!
*amor*



Paulinha Klaus

Adriana Brunstein disse...

Eba! Tenho pelo menos uma aluna! Replay o mais rápido possível.
Besos calientes!

Marina F. disse...

Tem vaga ainda? Que máximo, Dri! Adorei...

Adriana Brunstein disse...

Tem sim, Ma, e pelo jeito vai virar uma festa. Charles Kaufmann que se cuide!
Beijão

Daniela S. disse...

Olá! Só pra confirmar se eu entendi direito... No dia 10 eu posso ir fazer a oficina sem que eu me cadastre antes?

Adriana Brunstein disse...

Oi Daniela, você tem que se inscrever na oficina antes, não sei se pode ser no próprio dia 10, vou checar amanhã.

Anônimo disse...

Pô, Dri, tô no mó corre este mês. Vai fazer mais alguma além dessa? Fiquei afinzão, sabia? Beijo, Jarbas.

Carol F. disse...

como sua filha e assessora, já estou divulgando.......... vai lotar! se prepara. rs

beijos com saudades....

Adriana Brunstein disse...

Jarbas, se essa for bacana acredito que tenham outras. Daí o senhor está intimado! Beijo.

Carolzinha, veleu, filhota!
Beijão

Beto disse...

Eu soube dessa oficina que será organizada por você. De física para escritora e roteirista. Meus parabéns!!

נשיקות
Beto

Adriana Brunstein disse...

Ai, fui descoberta! Mazel Tóv!

Beto disse...

Estou em Israel desde julho, volto em setembro, não vou poder fazer seu curso...

Bjs
Beto

Adriana Brunstein disse...

Quem me dera dar um curso em Israel! Meu sonho é conhecer aí!

Beto disse...

Não me diga que cheguei aqui antes de você!

É bem interessante aqui, acho que você vai gostar. Vou circular pela noite de Tel Aviv mais tarde.

Bjs pra vc, mulher malvada...
Beto

Adriana Brunstein disse...

Agora que me toquei que é você! E ando bem boazinha, tá?